segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Vacina anti-pneumocócia entrará para o calendário vacinal básico em 2010


A partir de 2010, a vacina que previne otite média, pneumonia e meningite bacterianas fará parte do calendário de vacinação infantil das crianças menores de um ano no Brasil. O Programa Nacional de Imunizações oferecerá 13 milhões de doses a 3,2 milhões de bebês.

A estimativa é de que sejam evitadas cerca de 1.500 mortes de crianças por ano com a vacinação em massa. No Brasil, o pneumococo causa cerca de 1.500 casos de meningite, 20.000 hospitalizações por pneumonia e mais de 3 milhões por otite média aguda por ano.

A oferta da vacina será possível graças a um acordo de transferência tecnológica assinado nesta segunda-feira entre a fabricante Glaxo SmithKline e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O investimento será de 400 milhões de reais por parte do Ministério da Saúde. Em contrapartida, a GSK investirá cerca de 92,4 milhões de reais na Fiocruz, em um acordo para o desenvolvimento de vacinas contra a dengue, malária e o aperfeiçoamento da de febre amarela.

Serão cinco etapas até que o país tenha o domínio completo da tecnologia, o que deve ocorrer em 2017. Na fase de transferência tecnológica, que começa no próximo ano, a Fiocruz envasará e fará o controle de qualidade das vacinas.


Quer mais informações sobre vacinas anti-pneumocócicas? Clique aqui para ver material divulgado pela Organização Panamericana de Saúde em 2007.

Artigo recente (2009) avalia o impacto da vacina conjugada anti-pneumocócica na prevenção de doenças invasivas por pneumococo resistente. Resumo no PubMed.

Nenhum comentário: