domingo, 23 de agosto de 2009

Blog pode ser vitrine profissional

Fonte da imagem: nadaver.com

Com a Arena repleta de estudantes, a apresentadora da MTV MariMoon deu início ao debate sobre a profissão de blogueiro. Ela contou como a internet a levou à capa da Capricho, a grifes famosas e, depois, à MTV.

Ao lado dela, estavam o diretor de Tecnologia da Abril Digital, Manoel Lemos, o blogueiro e colunista de tecnologia da MTV, Tiago Dória, e o criador do blog A Nova Corja, uma das referências sobre política na rede – desativado no último mês –, Rodrigo Alvares.

TEMAS ESPECÍFICOS

MariMoon relembrou os tempos em que era preciso saber linguagem HTML para ter um espaço na internet. Ter uma ferramenta como um blog, então, era um sonho distante. A apresentadora diz que falar sobre temas específicos pode ajudar, desde que o blogueiro realmente se dedique a pesquisar sobre o assunto. "Para mim, é tudo muito natural. No meu blog, eu falo do que eu gosto, não preciso fazer muito esforço", disse.

Confira o blog da MariMoon

Tiago Dória tem uma história parecida. Seu blog sobre cultura web e tecnologia é responsável por grande parte da visibilidade que levou o jornalista a ser colunista da MTV. "Mas é preciso saber lidar com o tempo. No início, o blog não tem muitas visitas e você não se torna conhecido de um dia para o outro, assim como em qualquer outra profissão", conta. Em outros casos, o blog, ainda que funcione como vitrine profissional, conduz seu criador a outros postos.

Confira o blog do Tiago Dória

É o caso de Rodrigo Alvares, que desistiu do A Nova Corja depois de cinco anos porque começou a acumular processos judiciários. "O primeiro veio em 2005, na época do 'mensalão', por causa da maneira como falávamos dos políticos e isso era desgastante. Hoje, trabalho com política no Estadão e estou muito bem".

"NÃO IGNORE A INTERNET"

Manoel Lemos, criador do maior indexador de blogs em português do mundo, o Blog Blogs, se define como "blogueiro de araque". Ele enveredou por esse caminho porque, como bom engenheiro de computação, percebeu o crescimento de páginas pessoais na internet e resolveu atuar na área. O projeto cresceu tanto que ele abandonou o emprego "oficial" para se dedicar ao Blog Blogs.

"Hoje em dia, as pessoas passam mais tempo na frente do computador do que da TV. Então, mesmo que você não ganhe dinheiro escrevendo em um blog, não dá para ignorar a internet em carreira nenhuma", diz Manoel.

Ele completa lembrando que há cada vez mais opções de trabalho na internet. "Existem empregos legais que nem passam pela nossa cabeça, como gerenciador de comunidades no Orkut".

FONTE: Guia do Estudante, Abril

Nenhum comentário: