SMSL é a morte súbita e inesperada, durante o sono, de criança com menos de 1 ano de idade, em que a história clínica, o exame físico, a necropsia e o exame do local do óbito não demonstram a causa específica do mesmo.
Por motivos óbvios pais/familiares e profissionais que cuidam de crianças se preocupam com a possibilidade da SMSL e com como evitá-la.
Uma das dúvidas mais comuns é sobre qual é a posição a mais segura para o bebê dormir. Inúmeros estudos realizados nos últimos anos já definiram que é a posição em supina ("de barriga para cima").
A Pastoral da Criança vem fazendo campanha divulgando esta informação que, no entanto, ainda deixa cuidadores e até profissionais de saúde inseguros em algum momento, pela impressão de que seria mais seguro que o bebê dormisse de lado, como já se recomendou há anos atrás.
Por isto, resolvi colocar aqui links para 2 documentos:
Prevenção da Parada Cardiopulmonar em Lactentes e Crianças, da Sociedade Brasileira de Pediatria, em que o primeiro tema é a Prevenção da Morte Súbita do Lactente
A posição do bebê dormir, no entanto, não é a única medida que pode ser tomada para se evitar a SMSL. A sua ocorrência também é maior em filhos de mães fumantes (exposição ao tabaco intra e/ou extra-útero), em crianças que dormem na mesma cama de seus pais, em superfícies macias, etc.
Conhecer estas informações e divulgá-las são medidas fundamentais para se evitar este problema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário